Buscar
  • NeoGreen

INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA


O que é o Inventário de Gases de Efeito Estufa?

O inventário de emissões é uma espécie de raio-X que se faz em uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, cidade, estado ou país para se determinar fontes de gases de efeito estufa nas atividades produtivas e a quantidade de GEE lançada à atmosfera. ¹

O inventário é uma ferramenta essencial no processo de gestão das emissões de GEE, pois uma vez que se tem conhecimento do perfil emissor da empresa é possível vincular à sua contribuição para as mudanças climáticas, resultando em um posicionamento mais consistente da própria organização, frente às atividades com maior potencial de emissão e remoção de GEE ²


Como elaborar o Inventário de GEE?

Identificação e Categorização

De maneira geral, as normas: Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP), ISO 14.064 e o Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories (IPCC) definem os requisitos de um Inventário de GEE como, por exemplo, o estabelecimento de um ano-base, a definição dos limites operacionais e organizacional, os escopos de emissão. Os três escopos adotados pelo GHG Protocol e pela ISO 14.064 são:

  • Escopo 1: Emissões diretas de GEE são as provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização.

  • Escopo 2: Contabiliza as emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia elétrica e térmica que é consumida pela empresa.

  • Escopo 3: Outras emissões indiretas de GEE. São uma consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas por ela. ³


Quantificando Emissões

Após a identificação e categorização é necessário coletar as informações relativas a cada fonte de emissão. Informações e dados comprobatórios como consumo de combustível, de energia elétrica, uso de produtos químicos, são utilizados para a quantificação a partir de fatores de emissão de cada fonte, obtendo o Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential GWP).

O GWP é um indicador que refere-se à contribuição de todos os gases para o aquecimento global, em um determinado período e considerando o CO2 como base de comparação, por exemplo, em 100 anos o N2O possui um GWP igual a 310, isso significa que ele contribui 310 vezes mais para o aquecimento global do que o CO2.4 Desta forma, toda emissão pode ser apresentada em toneladas de CO2e (equivalente).


Por que fazer o Inventário de GEE?

No Brasil atualmente há algumas legislações estaduais que exigem a elaboração e apresentação do inventário de emissões de GEE. Por exemplo, nos Estados de Rio de Janeiro e São Paulo, existem as resoluções do INEA e da CETESB, as quais exigem para empresas de diversos setores industriais, o inventário de GEE para a emissão e/ou renovação de licenças ambientais.

Além das resoluções apresentadas, as quais exigem que organizações de diversos setores industriais e quantidade de emissões elaborem seus inventários, há uma forte tendência de grandes corporações, que exige que todos seus fornecedores e compradores também realizem o Inventário de Gases de Efeito Estufa.

Contudo, o motivo de elaborar um inventário de GEE pode ir além da conformidade legal ou de gerar novas oportunidades, sua empresa poderá verificar e melhorar sua gestão estratégica, valorizar e influenciar positivamente a sua cadeia de valor, além de aprimorar o posicionamento e imagem da empresa no mercado. A redução nas emissões de GEE está diretamente relacionada com a redução dos custos das operações da empresa e a demanda do mercado para a inclusão de relatórios de sustentabilidade é cada vez maior.

A participação e envolvimento das empresas no cenário de emissões de GEE é de extrema importância. Um estudo apontou que mais de 75% das empresas de 14 bolsas de valores globais estão em desconformidade com as metas do acordo de Paris até 2050, que visa limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius. A partir deste problema, os agentes dos mercados financeiros vêm cobrando as empresas não apenas a apresentação do inventário de gases de efeito estufa, mas também os planos e ações de redução, controle e compensação de carbono a fim de atingir os objetivos mundiais.5


Quais os Benefícios da Elaboração de Inventários de GEE?

Entre os principais benefícios, disponibilizados pelo Inventário de GEE às organizações participantes, destacam-se:

  • Antecipação à futura legislação ou regulamentação setorial sobre as mudanças climáticas;

  • Calcular, participar de benchmarkings e gerenciar as emissões de GEE pode garantir a sustentabilidade dos negócios e a melhoria de eficiências;

  • Avaliação de riscos e oportunidades;

  • Publicar informações fidedignas segundo os critérios do Carbon Disclosure Project, do Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Global Reporting Initiative (GRI), entre outros de interesse para financiadores, consumidores e outros públicos;

  • Adotar medidas voluntárias de melhoria em seus processos, que poderão ser consideradas sob legislação ou regulamentos programáticos eventualmente adotados no futuro;

  • Identificação das oportunidades de melhorias na eficiência operacional e, consequentemente, para a redução nos custos;

  • Identificar oportunidades para redução de emissões e, dessa forma, realizar projetos passíveis de obtenção de créditos comercializáveis no mercado de carbono.

  • Possibilidade de compensação das emissões de GEE. ³

A NEO GREEN CONSULTORIA AMBIENTAL E O INVENTÁRIO DE GEE

O inventário de emissões de GEE reúne dados específicos das atividades das organizações, das fontes emissoras e seu escopo, o que exige cuidado especial no mapeamento, classificação e cálculos para se obter o nível mais elevado possível de acuracidade.

Neste cenário a Neo Green Consultoria Ambiental contém em seu portfólio, diversos cases de sucesso, bem como ferramentas apropriadas e uma equipe capacitada para executar esta demanda.

Por meio de nossos serviços, a sua empresa pode realizar o inventário de GEE e assim desfrutar de todos os benefícios mencionados.


Ficou interessado? Quer tirar algumas dúvidas? Quer realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa da sua empresa? Entre em contato com a Neo Green Consultoria Ambiental, nós iremos te auxiliar em todos os processos necessários.

Bibliografia

¹Fundação Getúlio Vargas. Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP.

Guia para a elaboração de inventários corporativos de emissões de gases do efeito estufa/realização GVces Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas; organização GVces, Ministério do Meio Ambiente, CEBDS, WBCSD, WRI; apoio Embaixada Britânica, USAID, CETESB, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; edição e revisão Ricardo Barreto, Juarez Campos. - - São Paulo: FGV, 2009.

²ALVES, Eliana Boaventura Bernardes Moura. Inventário e neutralização de emissões de gases de efeito estufa: avaliação e desenvolvimento de software de cálculo. 2018.

³MONZONI, Mario. Contabilização, quantificação e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa. Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces), 2008.

4FOSTER, P. et al. Changes in atmospheric constituents and in radiative forcing. In: SOLOMON, S. et al. (Ed.). Climate Change 2007:the physical science basis. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.

5CNN. Companies are crucial to solving the climate crisis. 75% are falling short. https://edition.cnn.com/2021/04/21/business/corporate-emissions-climate-crisis/index.html


5 visualizações