NeoGreen
Conheça os diferenciais da NeoGreen
Atualizado: 1 de mar. de 2021
A empresa NeoGreen oferece equipe muito qualificada e experiente quando o assunto é Estudo de Impacto de Vizinhança!
Priorizamos a qualidade técnica, satisfação do cliente e foco na harmonização do meio ambiente e desenvolvimento urbano.
A entrega do nosso Estudo de impacto de Vizinhança se diferencia nesses pontos:
maior velocidade na execução de pesquisas sobre impactos ambientais de projetos;
comunicação fácil e ágil com os órgãos públicos;
diálogo constante com o público atingido;
profundo entendimento do diagnóstico ambiental (mapeamento mais claro das possíveis alterações ambientais);
estratégias inteligentes para mitigar os impactos ambientais;
conhecimento técnico sobre legislação, literatura científica e fontes técnicas;
O caso de sucesso da NeoGreen no âmbito do Estudo de Impacto de Vizinhança:

Condomínio Residencial Familiar Anita Garibaldi:
A Legislação:
Nesse caso, o estudo de impacto de vizinhança foi importantíssimo para a construção do imóvel sem trazer maiores transtornos ou impactos para o cenário urbano. O estudo atende às diretrizes estabelecidas na lei Federal nº
10.257. São diretrizes aprovadas em 10 de julho de 2001 e constituem o chamado “Estatuto da cidade”. Atendendo esse conjunto de diretrizes de forma técnica e profissional, impactos ambientais e a influência deles nas proximidades podem ser analisados e administrados de forma mais eficaz.
Joinville segue critérios bem rigorosos para elaborar Estudos de Impacto de Vizinhança com base nas leis Municipais e na Lei Complementar nº 261/2008, de 28 de fevereiro de 2008. Esta última lei, além de dispor sobre diretrizes estratégicas, institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Joinville. E é uma base jurídica importante desse tipo de pesquisa técnica.
O Cenário Urbano:
Em virtude do crescimento da economia urbana e o aumento populacional, muitas cidades são impactadas por variados incômodos, modificações urbanas e obras. Assim, a Administração Pública Municipal opta por adotar uma postura preventiva com o intuito de mitigar esses incômodos.
Nesse cenário, é imprescindível identificar impactos para administrar e avaliar a influência dos empreendimentos e ações urbanas nas regiões próximas.
O condomínio Residencial Familiar Anita Garibaldi foi construído em Joinville, dentro da Mesorregião Norte Catarinense. Faz limites com os seguintes municípios:
Garuva;
Campo Alegre;
São Francisco do Sul;
Araquari;
Guaramirim;
Jaraguá do Sul;
Schroeder
Joinville abarca uma área total de 1.134 km² (tamanho aproximado). É o maior município do norte catarinense. Por sua vez, o empreendimento proposto foi construído na Rua Hermann Metz, bairro Anita Garibaldi.
Os Impactos:
A área de influência é a proximidade afetada pelos impactos decorrentes da obra. São exemplos de impactos:
produção e nível de ruído;
geração de resíduos;
movimentação de veículos de carga e descarga de material para obras.
Assim, é possível preparar e executar medidas de mitigação desses impactos ambientais.
Exemplos de medidas mitigatórias:
O ruído e a poluição atmosférica podem ser mitigados com a realização de atividades de carga e descarga em veículos pesados somente em horários úteis para reduzir níveis de ruído;
a geração de resíduos pode ser mitigada usando estratégias focadas em reduzir, reutilizar, reciclar e enviar resíduos para o destino final correto;
Manobras e carga e descarga de materiais deverão ser executadas sempre que possível com os veículos dentro da área de pátio do empreendimento.
Com isso, a urbanização e a execução do projeto conseguem equilibrar qualidade de vida, construções sustentáveis, crescimento e desenvolvimento econômico.